“VI Seminário de Gestão dos SISAR’s e Centrais – 20 Anos de Gestão Participativa em Saneamento Rural: Avanços, Desafios e Perspectivas”

Nos dias 16 e 17 de abril de 2015, em Seabra – BA, aconteceu o “VI Seminário de Gestão dos SISAR’s e Centrais – 20 Anos de Gestão Participativa em Saneamento Rural: Avanços, Desafios e Perspectivas”, promovido pela Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento de Seabra  – CENTRAL SEABRA.

O Seminário de Gestão dos SISAR’s e Centrais acontece uma vez ao ano e congrega os oito SISAR’s do Ceará, o SISAR do Piauí, as duas Centrais da Bahia, outros parceiros e interessados no tema saneamento rural. O objetivo deste fórum é compartilhar experiências de gestão desenvolvidas visando o fortalecimento do Modelo SISAR / Central. Este ano, o VI Seminário teve por objetivo também comemorar os 20 anos de fundação da Central de Seabra, considerada “mãe dos SISAR’s”.
Fundada em 28 de abril de 1995, a Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento de Seabra foi a pioneira no modelo de auto gestão no país com objetivo de manter sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário em localidades de pequeno porte na zona rural adotando o princípio da sustentabilidade, envolvendo a participação efetiva dos associados na implementação, administração e operação dos sistemas, visando o desenvolvimento social. Este modelo foi aplicado no Ceará, adequado para a realidade da CAGECE e recebeu o nome de SISAR.
A CASAL – Companhia de Saneamento de Alagoas esteve presente no Seminário, apresentando a experiência atual da Companhia, que inicia a implantação do modelo do Ceará – SISAR, para gestão dos sistemas de água e esgoto das localidades de pequeno porte no estado. 
No VI Seminário de Gestão dos SISAR’s e Centrais também foi apresentada a experiência do saneamento rural no ES, realizada através do Programa Pró-Rural, da CESAN.
 

Presentes no evento, a destacar:

·        Sr. Hans Van Bentem e Sra. Marjo Van Bentem, Ex-Consultores do Banco KFW que atuaram durante a implantação
         da CENTRAL – SEABRA;

·        Sr. Marcos Miranda – Coordenador do Programa Água pra Todos do Ministério da Integração Nacional;

·        Profª Ana Patrícia Ramirez  – Universidad Tecnológica de Pereira – Colômbia;

·        Sr. José Boaventura Teixeira – Consultor FUNASA;

·        Prof. Luiz Roberto Santos Moraes e Profª Patrícia Borja – UFBA;

·        Sr. Celso Pinheiro Magalhães – Superintendente de Infraestrutura Hídrica da Secretaria de Infraestrutura Hídrica
         Saneamento da Bahia

·        Helder dos Santos Cortez – Gerente de Saneamento Rural da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará e membro
         da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br