Seca no estado: Cesan raciona água na Grande Vitória

Abastecimento foi reduzido durante o final de semana

Os moradores de alguns municípios da Grande Vitória, incluindo a Capital, já estão vivendo uma realidade de racionamento de água em decorrência da seca que atinge o Estado. No último final de semana a Cesan teve que reduzir o abastecimento industrial e da população.

Segundo a empresa, manobras técnicas foram realizadas utilizando água até de outros rios para garantir o abastecimento nas casas, mas o fornecimento foi afetado em regiões mais altas, chamadas de pontas de linha.

A decisão foi tomada após a constatação de que a vazão do Rio Santa Maria da Vitória voltou a cair, apresentando menos de 9% do volume de água esperado para janeiro. Na semana anterior a vazão era de 3,5 mil litros/segundo, metade do nível crítico. No último final de semana ela foi para 2,9 mil litros/segundo.

Crítica
O Rio Santa Maria da Vitória abastece a região continental de Vitória, Serra, Praia Grande, em Fundão, e parte de Cariacica. Segundo a diretora-presidente da Cesan, Denise Cadete, a situação ficou crítica, por exemplo, em regiões como Jardim da Penha, em Vitória.

Para evitar a desabastecimento no bairro, foi necessário utilizar água da Estação de Tratamento de Cobi (Vila Velha), que capta água do Rio Jucu. “Se não tivéssemos adotado esta providência, teria faltado água no bairro”, explicou Denise.

Numa situação de normalidade, a Cesan capta do Rio Santa Maria da Vitória 3.200 litros/segundo. Destes, destina 2 mil litros/segundo para a população. No final de semana, a captação caiu para 2.700 litros/segundo e só sobrou para o atendimento da população 1.800 litros/segundo.

Ontem, a captação continuava reduzida, sobrando para a população 1.900 litros/segundo. Segundo Denise, para garantir água para todos, está sendo reduzida a pressão na rede. “A água vai com um pouco menos de força”, explicou.

Empresas
Em função disso, abastecimento industrial também foi reduzido. Para a ArcelorMittal, que utiliza água bruta retirada do rio, a redução foi de 40%, passando a receber 1 mil litros/segundo.

Para a Vale, que recebe água tratada, a diminuição foi de 50%, ficando com 100 litros/segundo. “Mas as empresas já foram alertadas de que esses percentuais podem ser reduzidos ainda mais”, disse a presidente.

Apesar da gravidade da situação, Denise relata que a empresa recebeu poucas reclamações de falta de água, sendo 37 na Serra e dez em Vitória.

Situação de captação da água no Estado

Onde faltou

Redução
Abastecimento
A Cesan reduziu o abastecimento de água em vários bairros da Grande Vitória, no último final de semana

Locais
Confira abaixo os locais e as reclamações de falta de água registradas em cada bairro

Vitória
Foram registradas dez reclamações entre sábado (31) e domingo (01)
Maria Ortiz – 2
Jardim da Penha – 2
Jardim Camburi – 2
Jabour – 2

No domingo (01)
Jardim da Penha – 1
Jardim Camburi – 1

Serra
Teve 37 reclamações entre sábado (31) e domingo (01) – Bairros onde houve maior número de chamados
Planalto Serrano – 6
Carapina Grande – 5
Residencial Jacaraípe – 3
Alterosas – 3

Obs: As demais 15 foram dispersas por outros bairros com no máximo duas reclamações por local

No domingo (01)
Barro Branco – 1
Nova Almeida – 1
Nova Carapina II – 1
Residencial Jacaraípe – 2

Fonte: Gazeta Online
Autor: Vilmara Fernandes

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br