Quarenta municípios capixabas produzem alimentos orgânicos

Pelo menos 300 agricultores do Estado já aderiram à modalidade orgânica

Na produção orgânica de alimentos não é permitido o uso de substâncias que coloquem em risco a saúde humana e o meio ambiente. E o Espírito Santo, que figura entre os primeiros no ranking nacional de utilização de agrotóxicos, é também o Estado que tem despontado na produção saudáveis de alimentos. 



Pelo menos 300 famílias do Estado já possuem registro de produção orgânica – a maioria na região Serrana – e têm conquistado um espaço cada vez maior entre os consumidores. Outros 1,3 mil produtores utilizam práticas agroecológicas, sendo que 300 deles estão em fase de transição para a produção orgânica. Os dados são do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Pesquisador da instituição e doutor em Agroecologia Jacimar Luis de Souza alerta que a produção de alimentos sem agrotóxicos contribui para a qualidade de vida e do meio ambiente. “Preserva os recursos naturais e, principalmente, evita que as pessoas adoeçam. Com um trabalho de longa data nessa área, percebo que essa mudança de paradigma não é fácil”, admite. 



Pelo menos 40 municípios no Estado produzem orgânicos atualmente, 21 deles com produtores certificados. 

 

Foto:

Jacimar coordena a unidade de orgânicos do Incaper

Capacitação



Para impulsionar e desenvolver tecnologias voltadas à modalidade orgânica, o Incaper mantém uma Unidade de Referência em Agroecologia em Domingos Martins. Denominado “Desenvolvimento Integrado de Tecnologias e Indicadores Agroambientais para a Produção de Alimentos Orgânicos”, o projeto treinou mais de 500 produtores e recebeu a visita de mais de 4 mil pessoas ao longo de 25 anos de história. Em 2014, venceu o Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional edição, concedido pelo Ministério da Integração Nacional. 



“É um reconhecimento para um projeto que se renova a cada triênio”, destaca Jacimar, que coordena a Unidade. 



O núcleo colaborou ainda na produção de 256 trabalhos técnico-científicos. “Nosso objetivo é ajudar as propriedades a saírem da dependência do veneno. E isso é questão de saúde pública. A sociedade precisa sair do comodismo e mudar a forma de produzir alimentos”, concluiu Jacimar.

 
 
Mais de 50 pontos de venda no Estado
 
Se no campo tem crescido a produção de orgânicos em todo o Estado, na cidade o número de locais que comercializam os produtos saudáveis segue caminho semelhante. De acordo com o Incaper, já passam de 50 os pontos de venda de alimentos orgânicos em supermercados, feiras livres e feiras especializadas (só na Grande Vitória são oito).



A cada ano, lojas especializadas são inauguradas para dar vazão às mais de 2,8 mil toneladas (50% de frutas e 50% de olerícolas) de orgânicos produzidas mensalmente no Espírito Santo. A produção de outras 10 mil toneladas está em fase de transição para o modelo orgânico, de acordo com o Incaper. 



O quadro abaixo mostra alguns pontos da Grande Vitória onde o consumidor pode encontrar alimentos sem agrotóxico. Veja também o endereço e o horário de funcionamento das feiras.
 
Confira onde funcionam as feiras orgânicas na Grande Vitória
 
Vitória


Barro Vermelho

Endereço: Rua Arlindo Brás do Nascimento, atrás da Emescam. Funcionamento nos sábados, das 6h às 12h.



Praça do Papa

Endereço: Estacionamento da Praça do Papa, na Enseada do Suá. O funcionamento acontece às quartas-feiras, das 15h 

às 20h30.



Jardim Camburi

Endereço: Avenida Isaac Lopes Rubim, próximo ao campus da Faculdade Estácio de Sá. O funcionamento acontece das 6h às 12 horas, sempre aos sábados



Cariacica


Campo Grande

Endereço: Praça John Kennedy, também conhecida como Praça do Parque Infantil. Funciona aos sábados, das 6h às 12h.



Vila Velha


Praia da Costa

Endereço: Entre as ruas XV de Novembro e Henrique Moscoso, embaixo da Terceira Ponte. Funcionamento aos sábados, das 6h às 13h.



Serra


Serra Sede

Endereço: Praça de Encontro. Funcionamento Às terças-feiras, das 15h às 21h.



Valparaíso

Endereço: Estacionamento do antigo Serra Bela Clube, ao lado da biblioteca pública municipal. Funcionamento às terças-feiras, das 15h às 21h.



Colina de Laranjeiras

Endereço: Praça Central de Colina de Laranjeiras. Horário de Funcionamento: das 16h às 20h, todas as quintas-feiras.

Unidade experimental do Incaper em Domingos Martins desenvolve tecnologia para produção de orgânicos

 
Fonte: AGazeta

Autor: Patrik Camporez | pmacao@redegazeta.com.br

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br