Projeto do ES usa tijolos ecológicos para construir casas

Mauriceia trabalha na fábrica de tijolos e será a primeira beneficiada.

Projeto atende a comunidade de Vista Dourada, em Cariacica.
 

Com os tijolos ecológicos que produz em uma fábrica, Mauriceia Martins está levantando a própria casa. Ela é a primeira beneficiada do projeto Bem Morar, da Ong Ateliê de Ideias, em parecia com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), que constrói casas  de forma sustentável para quem mora em locais precários.

"É um orgulho poder dizer isso, eu mesma fiz o tijolo e eu mesma construí a minha casa, é muito gratificante. Foi uma alegria bem grande né, porque na época, há uns tempos atrás eu morava num barraquinho de tábua, veio até a Defesa Civil e condenou…", contou Mauriceia.

O engenheiro mecânico Edson Mol explica que a fábrica de tijolos onde ela trabalha usa uma técnica que não agride o meio ambiente.

"Ele é ecológico porque no processo dele de fabricação ele não leva a queima. É um processo todo feito a frio e ele é prensado no final. Pelo fato de você não precisar de nenhuma energia térmica, não precisar de queima, você está poupando o meio ambiente de cortar árvores pra produzir carvão pra queimar e deixar de emitir CO² na atmosfera."

O projeto atende a comunidade de Vista Dourada, em Cariacica. Um lugar cheio de moradias precárias.

"Casas condenadas, casas de madeira, casas de lata, com dificuldades enormes de ventilação, infiltração, casas caindo… Enfim, toda uma situação que não trazia nenhuma dignidade para aquelas famílias”, disse a coordenadora do projeto, Leonora Mol.

A próxima casa de tijolos ecológicos vai para a colega de trabalho de Mauriceia. Maria de Lourdes está há cinco meses na fábrica. O lugar já foi escolhido. É um terreno atrás da casa dos pais, onde ela mora com cinco filhos.

"A expectativa tá muito grande. Acho que tanto a Mauriceia quanto eu, a gente não vê a hora da inauguração da dela, que aí vai começar a minha", disse.

O dinheiro para construção das casas vem da venda dos tijolos ecológicos e de uma linha de crédito bancário. O plano é construir mais 23 casas como a de Mauricei para atender outros moradores.

O  espaço para  já existe.  Mas ainda falta o dinheiro. Para financiar tantas residências, é preciso mais recursos. E os organizadores vão contar com doações pela internet.

"Eu costumo dizer: se a gente tiver 2500 pessoas nos doando R$10 por mês é possível construir duas casas por mês. Ou seja, uma cerveja que a pessoa deixar de tomar a gente consegue construir uma casa para quem não tem, e é isso que a gente quer fazer hoje”, concluiu Leonora.

Assista Matéria: http://g1.globo.com/espirito-santo/noticia/2016/07/projeto-do-es-usa-tijolos-ecologicos-para-construir-casas.html


Mauriceia vai morar na casa construídas com tijolos que ela fez (Foto: Rafael Zambe/ TV Gazeta)

Contato:

E-mail: ateliedeideias@ateliedeideias.org.br

Endereços: Rua Tenente Setubal, 93 – São Benedito – Vitória – ES ou Rua Getúlio Vargas, s/nº – Vista Dourada II – Cariacica

Telefone: 98807-2457 / 98817-2578

Fonte: Rede Gazeta

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br