Professora da Ufes lança campanha pelo plantio de 1 milhão de árvores

Desafio "1 milhão de árvores capixabas" incentiva o plantio de mudas.

A professora fala da importância das árvores no combate a seca.

 

Um milhão de árvores plantadas em solo capixaba até o dia 21 de setembro de 2016. Esse é o desafio lançado pela professora Luciana Dias Thomaz, do Departamento de Ciências Biológicas na Universidade Federal do Espírito Santo.

Segundo a professora, a campanha pode ser parte da resposta para a seca que atinge o Espírito Santo. "As árvores protegem as nascentes dos rios de poluição e agentes químicos, e impede que a nascente seque", explica a professora.

Ela também conta que as árvores absorvem a água do lençol freático e devolvem ao meio ambiente através da transpiração das folhas: "Essa função contribui para o ciclo da chuva".

A campanha surgiu em um evento do dia da árvore, comemorado em 21 de setembro deste ano. A professora conta que viu crianças plantando árvores e teve a ideia de criar uma campanha que incentivasse o capixaba a colaborarem com a manutenção do meio ambiente.

"Nós ficamos esperando o governo, o governo fica esperando verba, e ai nós continuamos tendo que viver com essa seca. Mas não podemos esperar que o outro faça por nós, se nós fizermos um pouquinho, podemos resolver algumas questões ambientais importantes", explica.

Apesar de parecer ambiciosa, a meta da professora não está tão distante da possibilidade dos capixabas. Segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado tem 3.885.049 habitantes. A esperança de Luciana é que se cada família capixaba plantar uma muda, a campanha pode ultrapassar a meta de 1 milhão.

Na página da campanha no Facebook, a professora posta dicas para o plantio das mudas. "Você pode fazer as mudas em casa, comprar na feira e plantar em qualquer terreno. No quintal de casa, na varanda, no jardim do prédio, na beira de uma estrada. Não tem desculpas para contribuir", orienta Luciana.

Para participar da iniciativa, é só plantar a sua árvore e registrar no formulário da campanha. No próximo Dia da Árvore, em 2016, a professora pretende divulgar o resultado: "No próximo ano, esperamos ter mais árvores no estado e uma condição ambiental melhor também".

Na varanda de casa

No primeiro mês da campanha, o estado já ganhou 20 mudas. Destas, seis novas árvores foram plantadas dentro da Ufes, pelas mãos do servidor Mauro Pantoja.

O administrador conta que nasceu na Amazônia, e cresceu cercado de fauna, flora e água em abundância: "É um lugar diferente do resto do país". Ele faz as mudas na varanda de casa, a partir das frutas que consome.

"Eu uso a semente para plantar, coloco a semente na terra, em pequenos vasos, rego com regularidade e depois planto onde for possível", conta.

A campanha incentivou ainda mais o hábito do servidor de plantar árvores. "Entrei nessa campanha porque nos temos a possibilidade de ajudar a mudar essa situação de seca. É uma iniciativa fundamental, não só para o estado, mas para o nosso planeta", explica Mauro.

          
Mauro já plantou seis árvores na Ufes                         As mudas podem ser feitas a partir de semente de frutas. (Foto: Reprodução/ Facebook)

(Foto: Reprodução/ Facebook)

 


Para professora, plantio é a resposta para a seca (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)

Fonte: www.g1.globo.com

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br