Meio ambiente na Grande Vitória recebe 123 milhões de litros de esgoto todos os dias

 

A Prefeitura de Vitória divulgou nesta segunda-feira (21) que, além da própria Capital, Vila Velha, Serra e Cariacica são responsáveis pelo esgoto jogado no mar da cidade, que deixou a Praia de Camburi imprópria para banho nas últimas semanas. Todos os dias o meio ambiente na Grande Vitória recebe mais de 123 milhões de litros de esgoto e parte desses dejetos vai direto para o mar da Capital, de acordo com estudo realizado pelo Executivo Municipal.
Segundo o prefeito Luciano Rezende (PPS), o estudo apontou que Vitória lança no meio ambiente, diariamente, cerca de 16 milhões de litros de esgoto sem tratamento. Porém, o prefeito destaca que isso representa um valor mínimo diante do esgoto sem tratamento produzido por Vila Velha (39 milhões/litros dia), Cariacica (38 milhões/litros dia) e Serra (29 milhões/litros dia), totalizando 107 milhões de litros por dia de esgoto. “A pergunta era de onde está vindo esse esgoto e a resposta é que a contribuição externa é quase 10 vezes maior”, salientou Rezende.
De acordo com informações da prefeitura, o esgoto dos municípios vizinhos chega por meio dos Canais de Aribiri e da Costa, onde parte do esgoto de Vila Velha é jogado na baía de Vitória, Cariacica contribui com a poluição da baía através do Canal Marinho e orla. Já o esgoto da Serra chega até Camburi por meio do Bairro de Fátima e Jardim Carapina.
Parceria com municípios vizinhos
O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Luiz Emanuel Zouain, diz que o resultado da pesquisa não é surpreendente e que os municípios da Grande Vitória precisam se unir para enfrentar esse problema. “Não há nada de novo nisso. O que nos surpreende é que ainda não encontramos uma forma com ações metropolitanas para que possamos, de fato, resolver esse problema, que não é mais de meio ambiente, mas de saúde pública”, declarou.
A Prefeitura de Vitória informou que vai contribuir com os municípios vizinhos para tratar a questão do saneamento básico de forma integrada e vai continuar notificando os moradores que não ligarem o esgoto a rede da Cesan. O estudo também será encaminhado para o Ministério Público Estadual.
Vila Velha contesta estudo
O secretário de Desenvolvimento Sustentável de Vila Velha, Jader Mutzig questionou o estudo da capital. Segundo ele, não há como mensurar a quantidade de esgoto lançado no meio ambiente. Ele afirmou que atualmente Vila Velha tem 54% de cobertura de rede de esgoto e desse total, 80% dos domicílios estão ligados à rede.
A secretária de Meio Ambiente em exercício da Serra, Graciele Venturoti disse que não teve acesso ao documento e desconhece a origem das informações. Disse também que mais de 70% da região urbana tem rede de esgoto.
A Prefeitura de Cariacica informou que não teve acesso ao estudo ou conhecimento do levantamento realizado. A Cesan informou, por meio de nota, que não teve acesso ao estudo e, assim que for disponibilizado, vai analisá-lo.


Foto: Marcelo Prest
Esgoto jogado na baía de Vitória

PATRÍCIA SCALZER | pcscalzer@redegazeta.com.br

Fonte: CBN Vitória (93,5 FM)

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br