Mecânico decide plantar milhares de mudas para reflorestar margens de rios

Entre as espécies das mudas, o belo ipê rosa, a cerejeira, o ingá, a acácia e o jatobá fazem parte do acervo do mecânico Hélio Dias Vasconcelos

 

Depois de ter perdido a esposa para o câncer, os dias se tornaram vazios para o mecânico Hélio Dias Vasconcelos, de 63 anos. Foi quando estava mergulhado na solidão que estava decidido a dar um sentido diferente para a rotina que se arrastava: cultivar mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.

 

Em 2016 fazem seis anos que o Helinho, como ele é conhecido no bairro Santa Bárbara, em Cariacica, se dedica a plantar sementes de diferentes espécies de árvores. Entre elas, o belo Ipê-rosa, a Cerejeira, o Ingá, a Acácia e o Jatobá. Apesar da dificuldade financeira enfrentada trabalhando na oficina mecânica, ele nunca cogitou vender as mudas, apenas doá-las.
"Eu ficava sozinho o dia inteiro em casa. Praticamente não vejo minha filha que mora comigo porque ela sai cedo e chega tarde. O Senhor me iluminou com essa ideia das mudas e me fez sair da depressão", comentou.
Doações
Em 2012, Hélio doou mil mudas de Cerejeira para a Prefeitura de Afonso Cláudio. Em novembro do ano passado, 500 foram doadas para o Instituto Terra, entidade que reflorestou parte das margens do Rio Jucu.

 

Outras mil mudas já foram doadas para pessoas que acabaram conhecendo a boa ação de Helinho e se interessaram pelo cultivo. Qualquer pessoa que tenha um quintal, terreno, sítio ou fazenda pode plantar as árvores, já que elas se adaptam ao tipo de solo do Espírito Santo.
Hoje, Helinho cuida de duas mil mudas. Ele destaca que a Ingá é excelente para margens de rio. As espécies Leucena e Acácia crescem rapidamente e são ideais para o reflorestamento. Mudas de Jatobá também foram cultivadas pelo mecânico. Ele comenta que a árvore corre risco de extinção.
"A madeira de Jatobá é muito cara e é a mais vendida, por isso a árvore está em extinção. Eu tenho 430 mudas dela e não vendo, quero doar", explicou.
Cuidados
Helinho cuida com muito carinho das mudas que cultivou. Inclusive, segundo ele, como se fossem crianças. Ele as organizou no terraço de casa de uma maneira que o sol não as queime de calor.
"Quando não estou trabalhando na oficina, estou com as plantas. Eu molho as mudas uma vez por dia. Todo dia que eu olho elas estão ainda mais bonitas", comentou.
Para seguir com os cuidados das mudas, Helinho conta com o apoio das filhas que desde o começo o incentivam. O irmão dele, que mora em Afonso Cláudio, foi quem conseguiu parte das sementes que se tornaram mudas.
Rio Jucu
O objetivo principal de Helinho é doar as mudas para reflorestamento das margens do Rio Jucu. "A natureza está pedindo socorro", justifica. "Se não cuidarmos dos rios, vamos precisar tirar o sal da água do mar para termos o que beber", contou.
Algumas espécies das árvores que Helinho cultivou são centenárias e ele nem vai conhecê-las. Isso, na verdade, serve de inspiração para ele continuar com o trabalho. As mudas que ele cuida no momento têm até dois meses para serem repassadas porque vão precisar de mais espaço.
"Se cada um fizer um pouco, ajudaríamos a natureza. Eu estou fazendo a minha parte. Se nenhuma prefeitura se interessar, eu vou dar um jeito de doar", explicou.

 

A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade e Meio Ambiente de Cariacica, uma das cidades cortadas pelo rio, disse que ainda não há um projeto de reflorestamento específico para o Rio Jucu, mas que a doação é bem-vinda, já que o município trabalha nos afluentes da bacia do Rio Jucu.  A Secretaria, por meio da Gerência de Recursos Naturais, informou ainda que a cidade apresenta o Projeto “Pé de Água”, que faz o levantamento das nascentes do município, começando pela área urbana. A partir do estudo de georreferenciamento serão apontadas as áreas que precisam receber a revitalização. Para mais detalhes, a Secretaria disponibiliza o telefone 3354-5400.
A Prefeitura de Vila Velha informou que mantém um viveiro no Parque da Manteigueira, na Glória, para cultivo de plantas que são utilizadas no paisagismo da cidade. Os interessados em doar mudas, deve ir até o setor de Protocolo, na sede da prefeitura, e entregar um ofício direcionado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. No documento deve constar dados como objetivo da doação e quantidade de mudas. O Protocolo da prefeitura fica na Avenida Santa Leopoldina, n° 840, térreo.
O órgão disse também que está a disposição do morador para manter uma parceria. Além de realizar ações de plantio e limpeza em áreas de preservação do município, durante o ano, a prefeitura destacou que recebe, com frequência, solicitações de mudas de árvores nativas de entidades e escolas.
Já a Prefeitura de Viana destacou que as ações do Reflorestar Viana, programa que iniciou em 2014 e visa mapear todas as nascentes para recuperar e preservar as fontes que alimentam o Rio Jucu. Quase 200 mil mudas de árvores nativas, segundo a administração municipal, já foram semeadas para fazer o plantio em áreas de nascentes do município. A meta é produzir nos próximos 12 meses um milhão de mudas.
Segundo a Secretaria Municipal de Agricultura de Viana (Semag), a estimativa é de que existam 1.500 nascentes no município. Vinte e cinco mil mudas já foram produzidas no Viveiro Municipal e 150 mil na Penitenciária Agrícola, esta fruto da parceria com a Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Secretaria de Estado de Agricultura (Seag) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).
Para o plantio, a Semag firmou parceria com a Secretaria de Educação e, em vários momentos, são os estudantes que fazem a atividade.
“Desta forma, trabalhamos, também, a educação ambiental com as crianças que nos ajudam mostrando para a população a importância da preservação das águas. O programa também tem ajudado a conscientizar os produtores rurais sobre a preservação das nascentes em suas propriedades e eles são peças fundamentais para o sucesso do programa, que, inclusive, está sendo bem acolhido por todos”, afirmou o secretário de Agricultura de Viana, Ledir Porto. O programa foi vencedor do Prêmio Inoves 2015, na categoria Práticas Transformadoras.
Para fazer a doação basta entrar em contato com a Secretaria pelo telefone 3255-7218. A Semag informou que se coloca à disposição para buscar as mudas na casa do doador.

 

Fonte: www.gazetaonline.com.br

 

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br