Filme mostra imagens fortes da atual situação do Rio Doce, no ES

Curta foi filmado na semana passada, em Colatina, Noroeste do estado.

Nas redes sociais, vídeo já teve mais de 100 mil visualizações.

Com o auxílio de um drone, duas produtoras capixabas registraram, na semana passada, a grave situação do Rio Doce, mostrando o enorme banco de areia que já toma conta da extensão no trecho localizado na entrada de Colatina, Noroeste do estado. O curta-metragem já é sucesso nas redes sociais, com mais de 100 mil visualizações.



"Rio Doce, a vida por um fio", produzido pela TK 1 Filmes e Goltara Filmes, exibe um atleta correndo na areia onde passava o curso do rio. O objetivo, de acordo com as produtoras, é apontar aquele que é, ao mesmo tempo, o maior responsável pelo desastre e o único que pode mudar esse cenário: o ser humano.

"Eu tinha que inserir o homem no vídeo. Ele é o principal responsável por esse quadro que tanto nos entristece, mas também aquele que pode mudar a situação", revelou o empresário, Rogério Sarmenghi, um dos responsáveis pelo vídeo.

Rogério é o autor do roteiro do filme, divulgado no perfil pessoal dele no Facebook. A rede social foi a única plataforma usada para difundir o vídeo.



"Foram dez dias de conversa com a outra produtora. Eu cuidei da ideia e eles da operação e gravação, que demorou uma hora e meia. Fiquei arrasado quando vi, através do jornal A Gazeta, a areia tomando a extensão do rio e decidi fazer o filme", comentou Rogério.



Para Claudiney Goltara, que também produziu as imagens, divulgar nas redes sociais traduz a importância da conscientização.



"Nossa única intenção com o filme é conscientizar. A gente precisa fazer algo para mudar essa realidade. As pessoas precisam tomar consciência que a água é primordial", finalizou Claudiney.

[video:https://youtu.be/eGN6DaEz4KA]



Situação de emergência

Em Colatina, já foi decretada situação de emergência devido à seca. O Rio Doce chegou ao nível crítico de sete centímetros. O nível considerado normal para esta época do ano é de 1,20 metro.

 

 

* Com informações de Caíque Verli, do jornal A Gazeta.

Fonte:  G1 ES, com informações de A Gazeta

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br