Com nova estação de bombeamento, prefeitura promete reduzir alagamentos em Vila Velha

Cerca de 60 mil moradores de dez bairros de Vila Velha devem respirar mais aliviados quando as chuvas fortes atingirem o município. A primeira estação de bombeamento de água da cidade foi inaugurada, nesta quinta-feira (5), com a promessa da prefeitura de diminuir alagamentos e enchentes em bairros cortados pelo Canal de Guaranhus. A estação terá capacidade de lançar 21,5 milhões de litros de água por hora do canal para o Rio Jucu. A quantidade é o equivalente a um carro-pipa por segundo.
No último período de chuvas fortes, em dezembro de 2013, bairros desta região, como Darly Santos, Pontal das Garças, Jockey e Parque das Gaivotas, ficaram semanas com água acumulada nas ruas. Com a nova estação, o prefeito Rodney Miranda garante que o problema não vai se repetir.
“É a primeira estação de bombeamento da história de Vila Velha. Vamos conseguir bombear um caminhão-pipa por segundo. Isso é suficiente para diminuir os estragos da chuva e evitar que a água venha e fique na casa e no comércio das pessoas”, disse.
O coordenador do Conselho Comunitário de Vila Velha, Anselmo Assis, diz que a inauguração é uma demanda dos moradores, que estão satisfeitos.  “Foi excelente esta inauguração, estamos muito satisfeitos com essas sete bombas e vamos acompanhar como vai funcionar”, contou.
A estação vai funcionar às margens da Rodovia do Sol e terá sete bombas. Elas serão acionadas de acordo com o volume do canal. Segundo Rodney Miranda, a nova estação será mais eficiente que o desvio da água acumulada em Guaranhus para o Rio Jucu, passando pela Rodovia do Sol, medida que foi tentada em 2013. A construção da estação foi custeada por recursos próprios do tesouro municipal, avaliados em cerca de R$ 5 milhões.
O governador do Estado, Paulo Hartung, compareceu à inauguração. O Governo do Estado prometeu mais investimentos em outras obras para conter as enchentes em Vila Velha. 
Ao todo, os bairros beneficiados com a obra são: Jockey de Itaparica, Darly Santos, Pontal das Garças, Araças, Novo México, Guaranhuns, Jardim Guaranhuns, Parque das Gaivotas, Nova Itaparica e Ilha dos Bentos.
 
Fonte: CBN Vitória –LEANDRO NOSSA | lnossa@redegazeta.com.br

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br