Cidade paranaense aprova projeto para que 100% de sua energia venha de fezes animais

A cidade de Entre Rios do Oeste, no Paraná, pretende se tornar referencia em energia renovável e autossustentável no Brasil, unindo o útil ao fundamental, ainda que nem tão agradável assim. A cidade pretende zerar suas contas de luz aproveitando os resíduos dos porcos, gado bovino e aves, e com isso gerar energia limpa para seus moradores.

Um biogasoduto de 22 km de extensão interligará 19 propriedades, responsáveis inicialmente pela produção do biogás – transformando assim o que seria um agente poluente em energia e fertilizante, e oferecendo ainda outra fonte de renda para seus produtores. A energia gerada nessa primeira fase já será suficiente para abastecer todos os prédios públicos da cidade, mas a intenção é que em breve o biogás responda a toda demanda energética de Entre Rios do Oeste.

O projeto – uma parceria entre a Copel (Companhia Paranaense de Energia) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) é inovador por agrupar pequenas unidades produtoras ao redor de uma grande central: um refinaria, que transformará toda a produção em biometano.

O projeto prova que, quando o ser humano quer, consegue transformar quase tudo em boas ideias, alternativas e esperança; até mesmo fezes.

 

 

 

Fonte: www.hypeness.com.br

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br