Baixo nível do Rio Jucu: Cesan pede ajuda da população pois “qualquer economia de água é fundamental”

No final de semana, a Companhia emitiu um alerta de que poderia faltar água em vários bairros em diferentes cidades atendidas pelo Rio Jucu
 

A Cesan voltou a pedir nesta segunda-feira (19) que a população da Grande Vitória economize água. No final de semana, a Companhia emitiu um alerta de que poderia faltar água em vários bairros em diferentes cidades atendidas pelo Rio Jucu, pois a vazão havia diminuído e o consumo, aumentado.

O Rio Jucu, sozinho, é responsável por 60% do abastecimento da região metropolitana. De acordo com o presidente da Cesan, Pablo Andreon, apesar do alerta, não foi necessário suspender o abastecimento pois a população economizou água no final de semana. Porém, o estado do rio continua crítico e a possibilidade de racionamento de água na Grande Vitória não está descartada.

“Não podemos dizer nem que sim, nem que não. O que temos que deixar claro para a população é que estamos vivendo a seca mais severa e qualquer economia de água é fundamental”, contou em entrevista à Rádio CBN Vitória.

 

No último sábado (17) a vazão do Rio Jucu era de 3.600 litros por segundo e o consumo estava em 3.800 litros por segundo, ou seja, 200l/s maior que a capacidade do rio. Nesta segunda, a vazão do rio continuava a mesma de sábado, mas o consumo foi de 2.300l/s. O presidente da Cesan destacou que o tempo nublado também contribuiu para a diminuição do consumo, entretanto, a situação continua crítica e um novo alerta pode ser emitido nos próximos dias.
“O cenário mudou do final de semana para esta segunda, mas isso pode mudar a qualquer momento. O fundamental é que as partes envolvidas no processo, sociedade, governo e Cesan estejam unidos para que consigamos passar por esse momento de seca extrema no estado”, disse.
Sem chuva
O presidente do Fórum Capixaba de Comitês das Bacias Hidrográficas do Estado, Hélio de Castro destacou que o nível no Rio Jucu está abaixo da situação crítica e somente uma chuva constante poderia evitar um racionamento de água na Grande Vitória. “Para repor os níveis anteriores precisamos de muita água, de chuva significativa, entre 150 e 200 milímetros em dois dias. Precisamos da normalidade do nosso ciclo”, contou à CBN Vitória.
Em alguns locais a população já está sentindo os reflexos da escassez. O autônomo Gilson Nascimento, morador de Riveira da Barra, Vila Velha, diz que há duas semanas o abastecimento só é normal durante a noite. Ele diz que ao dia a água é tão fraca que não consegue subir até a caixa d'água. Ele afirma que o problema afeta todas as residências do bairro. “O bairro todo está assim. Minha mão mora mais no final do bairro e também está sem água. Está tudo do mesmo jeito”, contou.
A Cesan destacou que não houve suspensão no abastecimento de água em Vila Velha e alguns problemas identificados são casos pontuais.


Foto: Fiorella Gomes

Vazão do Rio Jucu baixa e população fica preocupada com possível desabastecimento

 

 

Fonte: GAZETA ONLINE

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br