Aliança pela Água lança manual com dicas para economizar e enfrentar situações de emergência na crise hídrica

 

Apesar das chuvas fortes que caíram sobre várias cidades do Sudeste neste mês de março, os principais reservatórios da região, principalmente o Sistema Cantareira, ainda estão muito longe de atingir o volume desejado.

Por esta razão ainda é importantíssimo que a população se conscientize e aprenda a utilizar menos água no dia a dia. Hoje, o brasileiro consome em média 165 litros de água diariamente, enquanto a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que 50 a 100 litros seriam mais do que suficientes.

Para ajudar as pessoas a gastar menos água, a Aliança pela Água, coalizão de entidades preocupadas com a segurança hídrica do país, lançou  “Água – Manual de Sobrevivência para a Crise”. A publicação, disponível online, estimula a mudança de hábitos do consumidor através de dicas práticas e sugestões de economia.

Confira abaixo algumas destas dicas:

– armazene a água do chuveiro enquanto ela esquenta e a use para lavar louça e roupas;

– água do banho pode ser utilizada para limpeza da casa, rega de plantas e descarga sanitária;

– escovar dentes com meio copo ou menos;

– alimentos que serão cozidos ou comidos sem casca não precisam passar por esterilização;

– embalagens descartáveis que serão recicladas podem ser limpas com guardanapo sujo ou resto de papel;

– carros podem ser limpos com pano ou bucha úmidos e calçada só com vassoura.

O manual ensina ainda estratégias para sobreviver ao colapso, ou seja, caso falte água na sua casa por um longo período, quais devem ser os procedimentos neste caso.

A Aliança pela Água defende que a segurança hídrica do país depende de três fatores fundamentais: zerar o desmatamento, despoluir rios e recuperar parte da cobertura florestal do Brasil, a começar pelas áreas de manancial e margens dos rios. Além disso, governantes, junto com a sociedade civil, precisam fazer um planejamento de longo prazo – e sustentável – para a gestão da água.

O download de “Água – Manual de Sobrevivência para a Crise” pode ser feito no site do movimento Aliança pela Água.

 

Fonte: Planeta Sustentável

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br