ÁGUA TRATADA GARANTE MELHORA DA SAÚDE EM PARATY

Pela primeira vez na história da cidade, população paratiense terá acesso a 100% de água tratada na Zona Urbana

Acesso à água potável e saneamento básico são direitos fundamentais, mas nem sempre foi assim para a população de Paraty. Pensando nisso, a Prefeitura de Paraty, em parceria com os governos Estadual e Federal e com o grupo Águas do Brasil, vem, desde 2013, tomando medidas para dar fim à precariedade do sistema de tratamento e abastecimento de água na cidade. Desta forma, trazer a qualidade de vida que os Paratienses merecem e garantir 100% de água tratada na Zona Urbana, além do tratamento de todo o esgoto coletado na cidade.
Outra medida essencial, que vai garantir o fornecimento de água para a população nas próximas décadas, foi o reforço no sistema de captação, com a entrada em operação da rede do Corisco. Com essa iniciativa, o volume de água captado saltou para 70 mil litros por segundo, deixando Paraty em uma situação confortável num momento em que todos os municípios vizinhos enfrentam problemas de escassez de água.

A primeira Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na Pedra Branca, foi inaugurada em maio deste ano e tem a capacidade de produção de cinco milhões de litros por dia, podendo chegar a oito milhões de litros, um aumento de 60% de acordo com a demanda populacional. A estação tem como objetivo abastecer 80% da Zona Urbana da cidade.

A segunda ETA, no Corisquinho, tem previsão de entrega até o final de 2015, garantindo 100% da água tratada para a população.

“Em abril de 2014 iniciamos as obras de instalação da rede de esgoto na Mangueira e Ilha das Cobras, os bairros mais populosos da cidade. E a instalação da 1ª estação de tratamento de água, que entrou em operação em maio de 2015 e passou a fornecer 70% de água tratada para o centro urbano da cidade. Até o final desse ano vamos entregar a 2ª estação de tratamento, garantindo 100% de água tratada para a população da área urbana. Isso é histórico em Paraty”, conclui o prefeito da cidade, Casé.

Ao longo do ano de 2015, após as obras de instalação da rede de esgoto nos bairros Mangueira e Ilha das Cobras, a Prefeitura de Paraty expandiu ainda mais a rede de esgoto da cidade. Atualmente, Paraty conta com 12 quilômetros de rede instalada e 2.600 ligações de esgoto que favorecem diversos bairros, beneficiando cerca de seis mil moradores.

Na zona rural, foram instalados 50 quilômetros de rede de água para melhorar o abastecimento da população. Esta frente de obras beneficiou pelo menos nove bairros, entre eles Trindade, Paraty Mirim, Taquari e Barra Grande.

Casos de doenças provocadas nas crianças caem até 95%

Água tratada traz mais saúde à população. Em Paraty, as crianças têm sido especialmente beneficiadas com a nova política de tratamento e abastecimento de água do município. A pediatra e diretora clínica do Hospital Municipal São Pedro de Alcântara, Claudia Toledo, explicou a importância da construção da 1ª Estação de Tratamento de Água de Paraty para a queda do número de casos de doenças causadas por água contaminada em crianças.

“Internações por lesões de pele tiveram queda de 95%. Já as infecções intestinais e desidratação diminuíram em 87%. É visível a melhora na qualidade de vida das nossas crianças.”, disse a médica.

Fonte : G1

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br