ABES e outras entidades nacionais se reúnem para debater universalização do saneamento

Com o objetivo de debater a universalização do saneamento básico no País, uma Mesa Redonda reunirá associações e entidades de todo o Brasil, entre as quais a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, na próxima sexta-feira (11), na sede da regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento, proposto pelo deputado federal João Paulo Papa, tem como motivo a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 – cujo tema é o saneamento. O evento é gratuito, aberto ao público e não é necessária inscrição prévia.

Além da ABES, estão confirmadas as presenças de grupos como o Trata Brasil; Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento – Assemae; Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea; SOS Mata Atlântica; Associação Paulista das Empresas de Consultoria e Serviços de Saneamento e Meio Ambiente – Apecs, além dos coordenadores da Campanha no Estado de São Paulo.

“A relação de convidados mostra que teremos um debate amplo, plural e muito rico, considerando as várias experiências que cada um dos representantes possui em diversos setores relacionados a essa área tão importante e fundamental para o desenvolvimento do País”, ressalta João Paulo Papa.

Para o parlamentar, a Mesa Redonda servirá como base para o trabalho desenvolvido pelas comunidades durante a Campanha. “Quem participar do ato vai conferir um quadro atualizado da situação em todo o País, além de verificar análises atuais sobre os desafios que serão enfrentados rumo à universalização, que só será alcançada, se mantidos os investimentos atuais, em 2050 – o prazo do Governo Federal era 2033”, diz.

Papa destaca, também, a importância do debate promovido em 2016. “Esse ano, a Campanha da Fraternidade joga luz a esse tema. Somos a oitava maior economia do mundo, porém 100 milhões de brasileiros ainda não contam com coleta de esgoto. Saneamento é saúde, desenvolvimento humano e econômico. Unir as Igrejas cristãs, já que esse ano a iniciativa não reúne apenas os católicos, mostra a relevância do tema e nos auxilia na missão de conscientizar a população”, concluiu.


Falta de saneamento prejudica diversos municípios brasileiros: questão está ligada diretamente à saúde pública – Foto Agência Brasil

Agenda pró-saneamento

Desde o início de seu mandato, em 2015, o deputado federal João Paulo Papa atua de forma firme na defesa da universalização do saneamento. Por meio de sua iniciativa, a Câmara criou uma subcomissão especial que debateu o tema durante o ano. Após seis audiências que envolveram 12 entidades de todo o País, o colegiado apresentou 20 recomendações para os poderes Executivo e Legislativo avançarem nesta questão.

Uma das recomendações, aliás, já foi adotada: foi criada a Subcomissão Permanente de Saneamento Ambiental, espaço que vai acolher todas as demandas relacionadas ao tema.

Confira aqui as 20 recomendações para universalizar o saneamento e promover o uso racional da água.

Leia a integra do relatório final dos trabalhos da SubÁgua

Coference Call “Desafios e Cenários para o saneamento no Brasil”

No dia 29 de janeiro, o presidente nacional da ABES, Dante Ragazzi Pauli, e o vice-presidente, Alvaro José Menezes da Costa, participaram, ao lado de João Paulo Papa, da Conference Call “Desafios e Cenários para o saneamento no Brasil”.  Na ocasião, a conferência online, que foi coordenada por Gesner Oliveira, da GO Associados, debateu sobre as tendências para o setor de saneamento básico no país e sobre a implementação das 20 Recomendações do Relatório Final da SubÁgua. Assista ao vídeo aqui.

 

Serviço:

Mesa Redonda: Casa Comum, Nossa responsabilidade: A Campanha da Fraternidade Ecumênica e as responsabilidades de cada um na universalização do saneamento básico.

Dia: Sexta-feira, 11 de março
Horário: 14 h
Local: Auditório da Regional Sul 1 da CNBB (Rua Conselheiro Ramalho, 723, Bela Vista, São Paulo/SP)

*Evento aberto ao público – não é necessária inscrição prévia.
Informações: (13) 3222-2888 ou (61) 3215-5476

Fonte: ABES Nacional

Deixe um comentário

ABES-ES

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES é uma associação com fins não econômicos, fundada em 1966, que reúne no seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor, e tem como objetivos o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das atividades relacionadas com a Engenharia Sanitária e Ambiental, na busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida da sociedade brasileira.
José Farias, 98/505
Santa Luíza - Vitória/ES
29045-430
Atendimento das 13h30 às 17h30
+55 (27) 998566592
Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, seção ES.CNPJ 33 945 015 0017 – 49

Vitória – ES

Contato exclusivo para notas fiscais, documentações, cadastros e trâmites financeiros:
comercial@abes-es.org.br